Uma fonte bolsonarista disse ao Jornal Opção que, de maneira ardilosa e na surdina, o ex-presidente Jair Bolsonaro, do PL, prepara uma grande “surpresa” na política de São Paulo.
Jair Bolsonaro, de acordo com a fonte, planeja lançar seu filho, Eduardo Bolsonaro (PL), ao governo de São Paulo. Por isso, opera, com volúpia, para arrancar Tarcísio de Freitas do governo e lançá-lo para presidente da República.
Astuto, o ex-presidente estaria avaliando que, com o governo de São Paulo nas mãos de um familiar, passaria ter mais força política no país, não apenas naquele Estado.
Jair Bolsonaro tem apreço por Tarcísio de Freitas, mas reclama para os mais íntimos, até para o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, que o governador de São Paulo “não” o obedece e está construindo um grupo político próprio no Estado mais rico do país.
O grupo que Tarcísio de Freitas está criando — articulado pela raposa felpuda Gilberto Kassab — não é bolsonarista. Não é anti-bolsonarista, mas não aceita ser controlado pelo bolsonarismo.
Eduardo Bolsonaro gostaria de ser candidato a presidente da República, mas seu pai, Jair Bolsonaro, acredita que não saberia costurar uma aliança para ser eleito, sobretudo porque, se atrai a direita e a extrema direita, “assusta” o centro.
Então, Jair Bolsonaro prefere apostar, por enquanto, em Tarcísio de Freitas para presidente. Mas, nos bastidores, estaria articulando para impor Eduardo Bolsonaro como candidato a governador de São Paulo. É o jogo. É isso. (E.F.B.)