Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 estão chegando ao fim. O encerramento ocorrerá neste domingo (11/8), a partir das 16h (horário de Brasília), com a presença de diversas estrelas musicais e do cinema. Paris prepara uma passagem de bastão para Los Angeles, local que sediará a próxima edição das Olimpíadas, em 2028. Outra surpresa é que os organizadores estadunidenses revelaram parte das surpresas musicais, que incluem Billie Eilish, H.E.R, Red Hot Chili Peppers e Snoop Dogg.
O desafio de manter o nível de encerramento semelhante ao da abertura será complexo. Na ocasião, o evento que iniciou os Jogos Olímpicos deste ano contou com apresentação de Lady Gaga, Aya Nakamura e o aparecimento estelar de Céline Dion, que cantou no alto da Torre Eiffel a música Hymne a L'Amour (Hino ao amor), da célebre cantora francesa Édith Piaf. O show foi acompanhado do som de um piano.
Conforme a tradição, os organizadores dos próximos jogos, que no caso será a cidade de Los Angeles, terão 15 minutos de show no encerramento. A cidade estadunidense promete mobilizar alguns de seus artistas mais conhecidos, como o ator Tom Cruise, um dos maiores de Hollywood, que filmou parte de suas famosas perseguições do cinema na capital francesa. O ator poderá ser responsável por fazer a passagem da bandeira olímpica entre Paris e Los Angeles.
O rapper Snoop Dogg, enviado especial da emissora NBC e que fez diversas aparições nos jogos deste ano, ganhando destaque entre o público e na mídia, também se apresentará, assim como a banda de rock Red Hot Chili Peppers.
Billie Eilish, jovem cantora estadunidense nascida em LA, fará um show. Aos 22 anos, ela é dona de um grande repertório de sucesso e contabiliza vários hits, que incluem: Lovely, Blue, Chihiro, Bad guy, Lunch, Birds of a father e a música tema do filme Barbie, What was I made for?. Outra artista californiana, procedente do R&B, H.E.R., será a encarregada de cantar o hino americano.
A cerimônia também incluirá outros momentos importantes protocolares: a entrega das últimas medalhas, um desfile de atletas, a extinção da chama, assim como a proclamação de encerramento dos Jogos pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach.