A pré-candidata Adriana Accorsi lidera mais uma pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de Goiânia. Levantamento realizado pelo Instituto Gazeta de Pesquisas revelou que a deputada federal está em primeiro lugar nas duas modalidades apresentadas aos eleitores.
Na espontânea, em que os entrevistados mencionam o nome do candidato sem qualquer sugestão, a preferência para prefeito é liderada por Adriana Accorsi, com 8,1% , seguidoa por Vanderlan Cardoso (PSD)com 6,9% e Sandro Mabel (UB) com 6,3%
Na estimulada, em que os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Adriana Accorsi também se destacou com 21,4% das intenções de voto. O segundo colocado, Vanderlan Cardoso, tem 17,3% e o terceiro, Sandro Mabel, 16,4%.
A rejeição dos candidatos à prefeitura revela que o atual prefeito, Rogério Cruz, é o mais rejeitado, com 31,0%. Adriana Accorsi vem em segundo lugar com 21,6% de rejeição, enquanto Fred do Gayer é rejeitado por 8,1% dos entrevistados.
Os dados foram coletados em Goiânia de 30 a 31de julho. Foram realizadas 800 entrevistas, com margem de erro de 3,4 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi contratada pela TV Atual Record News.
“Ser prefeita de Goiânia é o sonho da minha vida. Enfrento esse desafio para mostrar a minha experiência e as nossas propostas para realmente cuidar da cidade. E as pesquisas mostram, para a nossa grande honra e alegria, essa real possibilidade. Vamos lutar para conseguir chegar a essa vitória”, diz.
Adriana, que é delegada de polícia e deputada federal, tendo sido eleita deputada estadual por dois mandatos, concorreu ao cargo de prefeita de Goiânia em 2016, quando ficou em quinto lugar, e em 2020, quando avançou para o terceiro.
Outras pesquisas
Levantamento do Instituto Verita, divulgado em 27 de julho, também aponta a liderança isolada de Adriana com 22,9% das intenções de votos na estimulada.A pesquisa foi realizada de 21 a 25 de julho. Foram entrevistadas 1.002 pessoas. A margem de erro é de 3.5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Ela também lidera a pesquisa espontânea do Instituto Serpes, contratada pelo jornal O Popular e divulgada em 20 de julho, e aparece em primeiro com empate técnico na estimulada.
O levantamento do Serpes foi realizado entre os dias 15 e 19 de julho de 2024, com 601 eleitores de Goiânia. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo GO-07006/2024.