Uma nova rodada da Pesquisa Datafolha, divulgada na sexta-feira (15), apontou que a confiança dos brasileiros nas Forças Armadas atingiu o pior nível desde 2017, ano de início da série histórica.
Segundo o levantamento, 44% da população confia pouco nas Forças Armadas e 21% não confiam de forma alguma, enquanto 34% confiam muito e 1% não soube responder.
O índice entre os que confiam na instituição caiu de forma significativa em comparação aos levantamentos anteriores. Em 2017, o percentual era de 40%. Já em 2019, começo do governo Jair Bolsonaro (PL), o índice dos que confiavam muito era de 45%.
Corrupção e golpismo
Um novo recorte da pesquisa, publicada no jornal “Folha de S.Paulo”, neste sábado (16), mostra novos efeitos da devassa de Bolsonaro sobre a imagem dos militares.
Segundo o levantamento, 61% dos eleitores brasileiros acreditam que oficiais das Forças Armadas estiveram envolvidos em irregularidades durante gestão de extrema-direita. Já 25% dos entrevistados não acreditam na hipótese, e 14% dizem não saber.
Metodologia
A Pesquisa ouviu 2.016 pessoas, a partir de 16 anos, em 139 cidades do país, entre os dias 12 e 13 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Com informação do GGN