Ex-ministro da Justiça (2007-2010), Tarso Genro é o convidado da TV GGN 20 Horas na terça-feira (25), cuja participação ficou marcada pela análise da participação do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado [assista neste link].
O advogado com longa carreira política criticou as declarações de Campos Neto, pois o economista não respondeu nenhum questionamento dos senadores “com perícia técnica e formulação adequada”.
“Campos Neto, na verdade, é uma marionete do capital financeiro global e ele vai se acomodar sim. Um cara que aceita ser alto escalão de um governo genocida, funesto, que não tem nenhuma parecência com qualquer governo brasileiro, nem com os da ditadura, é uma pessoa desqualificada”, afirmou.
Confira a entrevista de Tarso Genro na íntegra:
Autonomia do Banco Central
Alvo de críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a autonomia do Banco Central também foi tema recorrente na comissão do Senado.
Para Genro, a Lei Complementar 179, de 2021, que garante a autonomia da instituição criou um mito ideológico, pois o Banco Central pode ser autônomo e independente, mas não pode ser soberano.