Odiado por alguns e amado por muitos outros, o café é uma das bebidas mais consumidas no mundo. Segundo dados da Embrapa, apenas em 2022 e 2023, a produção mundial de café, incluindo as duas espécies de Coffea arabica e Coffea canephora, atingiu o volume total equivalente a 168,2 milhões de sacas de 60kg.
LEIA TAMBÉM
Goiás exportou mais de 50 milhões dólares em café, em 2023; veja os maiores produtores
Exportações de café, milho e aves disparam em Goiás
O Brasil está entre os cinco maiores produtores de café do mundo, acompanhado do Vietnã, Colômbia, Indonésia e Etiópia. Neste domingo, 14, considerado o Dia Mundial do Café, o Jornal Opção listou algumas destas bebidas que são consideradas as melhores do mundo. Confira:
Black Ivory
Na Tailândia, há um grão de café, chamado de Black Ivory, que custa U$ 1.100 (cerca de R$ 2.200) por quilo e é considerado o mais caro do mundo. O curioso é que esse grão é colhido de fezes de elefantes, segundo o Daily Mail.
O processo é surpreendente: o elefante come, digere e elimina alguns grãos, colhidos de suas fezes, moídos e levados à xícara. Isso porque, segundo pesquisas, as enzimas do animal quebram a proteína do café e deixa a bebida menos amarga.
Hacienda La Esmeralda, Panamá
O grão cultivado no Panamá, processado logo após a colheita, possui sabor único com intensamente floral, levemente doce, rico em acidez e notas frutadas.
Kopi Luwak, Indonésia
O Kopi Luwak é um café colhido das fezes de um animal chamado civeta, uma espécie de gato herbívoro, encontrado na Indonésia que se alimenta desses grãos, que são bem limpos, moídos e preparados para o consumo.
Santa Helena, Ilha de Santa Helena
A ilha Santa Helena, localizada no sul do Oceano Atlântico, produz um café famoso por ser super refinado, elegante, cítrico, com notas de vinho e chocolate.
Montanha Azul, Jamaica
Esse café apresenta um grão que não é amargo e sabor suave, o que o tornam especial e marcante. O plantio é feito a 5.500 metros acima do mar. A colheita é realizada manualmente, apenas as drupas vermelhas e maduras são aproveitadas.
A lista seguiu a avaliação realizada pela Specialty Coffee Association (SCA), que classifica os grãos em tradicionais, superiores e especiais e analisa vários quesitos como aroma, sabor, acidez e uniformidade.
Mundial do Café
A comemoração nessa data foi criada em 2015 pela Organização Internacional do Café (OIC), com o objetivo de celebrar a bebida e seus produtores, além de destacar a importância do café na economia global. A data é uma oportunidade para os consumidores de café conhecerem mais sobre as diferentes variedades e métodos de preparo, e para os produtores de café compartilharem suas histórias e tradições.