Entre inflação, apagões, escassez de combustível e falta de água potável, a vida em Camarões está se tornando ainda mais difícil nesta véspera de festas de fim de ano.
As três principais cidades de Camarões, país na África Central, acabaram de passar vários dias de escassez de combustível, que está se dissipando gradualmente. Em frente aos postos de gasolina de Yaoundé, Douala e Bafoussam, filas intermináveis de veículos e motos testemunham a extensão da escassez.
Ao redor dos postos, pequenos comércios de latas de 5 e 10 litros se desenvolveram. "É mais fácil se infiltrar no meio dessas motos e carros com sua lata e ser atendido primeiro", explica Hubert.
O funcionário do Ministério da Agricultura estacionou seu veículo a uma boa distância. Com uma lata na mão e terno no corpo, o funcionário do governo, quando o encontramos, acabou de percorrer vários postos antes de encontrar o precioso líquido.
Nas últimas semanas, o país vive um estresse constante. Como o combustível está no centro da economia, quando há falta, todos os setores são afetados.