O prefeito de uma cidade mexicana realizou uma cerimônia tradicional de prosperidade ao “se casar” com um crocodilo. Segundo a tradição, o casamento contribui para trazer prosperidade para as pessoas. O crocodilo em questão é uma fêmea de sete anos que simboliza a divindade da “mãe terra”.
Victor Sosa, prefeito de San Pedro Huamelula, celebrou o casamento com a noiva-crocodilo, chamada de “princesinha”, no último sábado (1º). Durante a cerimônia, os moradores cuidam do crocodilo, o acariciam e oferecem peixes, como forma de pedir por uma boa temporada de pesca. Essa tradição, que existe há séculos, continua sendo mantida como uma maneira de unir os povos Chontal e Huave do estado de Oaxaca, no México.
Em vídeos feitos pela BBC, Victor pode ser visto fazendo carinho no animal, que aparece com a mandíbula amarrada e vestida de noiva.
• Mulher se casa com homem criado por inteligência artificial: ‘Ele não me julga’
Olivia Perez, responsável pela organização da cerimônia, explicou à BBC: “[O crocodilo] é a princesa que nos traz água, uma boa colheita, chuvas, para que Deus, o Pai Todo-Poderoso, nos envie comida, peixe, milho e uma boa colheita.”