noticias Seja bem vindo ao nosso site Rádio Rir Brasil - Itapuranga-Goias : Direção: Ronaldo Castro - 62 9 9 6 0 8-5 6 9 5 !

Mundo

Um ano de conflito: como a Guerra na Ucrânia afetou a agricultura brasileira

País enfrentou alta no preço dos insumos, mas ganhou com aumento da exportação de trigo e milho

Publicada em 25/06/23 às 11:10h - 18 visualizações

Rádio Rir Brasil - Itapuranga-Goias : Direção: Ronaldo Castro - 62 9 9 6 0 8-5 6 9 5


Compartilhe
Compartilhar a noticia Um ano de conflito: como a Guerra na Ucrânia afetou a agricultura brasileira  Compartilhar a noticia Um ano de conflito: como a Guerra na Ucrânia afetou a agricultura brasileira  Compartilhar a noticia Um ano de conflito: como a Guerra na Ucrânia afetou a agricultura brasileira

Link da Notícia:

Um ano de conflito: como a Guerra na Ucrânia afetou a agricultura brasileira
Por Maria Emília Zampieri — Redação Globo Rural 24/02/2023 08h25 Atualizado há 3 meses  (Foto: Rádio Rir Brasil - Itapuranga-Goias : Direção: Ronaldo Castro - 62 9 9 6 0 8-5 6 9 5 )

A Guerra na Ucrânia completa um ano nesta sexta-feira (24/2), repleta de indefinições. As incertezas dominam os rumos do conflito e se estendem para os impactos na economia global.

O agronegócio, que teve preços e fornecimento internacional de insumos e commodities afetados, tenta se adaptar ao novo cenário, no aguardo de novos desdobramentos políticos.

A duração do conflito deve determinar a capacidade de plantio e exportação da Ucrânia, importante fornecedor global de trigo, milho e óleo de girassol.

Já a Rússia, que foi pouco afetada na produção, tenta driblar as sanções impostas por importadores e que têm dificultado o escoamento dos seus produtos. Ambos os casos impulsionaram os preços das commodities e insumos em todo o mundo no último ano.

Agora, os valores dos fertilizantes retornaram aos índices pré-conflito, mas o impacto nos custos de produção do Brasil deverá ser sentido somente na safra de inverno e na safra de verão 2023/2024. O momento atual é de expectativa.

“Para o agronegócio brasileiro, ao mesmo tempo em que a guerra tornou evidente a dependência do país à importação de insumos do Leste Europeu e fez os produtores sofrerem com o aumento do custo de produção, o conflito viabilizou o aumento de exportação de trigo e milho, em função da menor produção na Ucrânia e das dificuldades da Rússia em escoar a produção”, comenta Lucas Martins, assessor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Custos

Entre os insumos, os fertilizantes foram de longe os que tiveram os preços mais elevados. Os preços internacionais já estavam em alta desde o início da pandemia, mas os valores dispararam após o início da guerra.

“Quando a guerra começou, muitos produtores brasileiros não haviam comprado os insumos para a safra de verão 2022/2023 e houve receio de falta de produtos. A corrida pelos fertilizantes, na época, elevou os preços em até 40%”, recorda Martins.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 62 996O8 5695

Copyright (c) 2024 - Rádio Rir Brasil - Itapuranga-Goias : Direção: Ronaldo Castro - 62 9 9 6 0 8-5 6 9 5
Converse conosco pelo Whatsapp!