As exposições de carros antigos já constituem uma tradição em Contagem, especialmente, pela grande quantidade de entusiastas do Volkswagen Fusca no município. Agora, esses admiradores do compacto têm mais um dia para chamar de seu – a Câmara de Contagem acaba de aprovar um projeto de lei que cria o “Dia do Fusca” e insere a data no calendário oficial do município.
Proposto pelo vereador Ronaldo Babão, o PL 37/2022 determina que, anualmente, no dia 20 de janeiro, além da tradicional exposição pública de automóveis, poderão ser promovidos eventos beneficentes, educativos, culturais e festivos pelo poder Executivo, junto a associações de fusca e de carros antigos.
“No dia 20 de janeiro de 1959, tinha início a produção do lendário modelo em território nacional. E, por isso, a data foi escolhida para celebrar o Dia Nacional do Fusca. Começava ali uma história que marcaria para sempre os brasileiros. Na verdade, o Fusca começou a ser fabricado na Alemanha após o final da Segunda Guerra Mundial, e logo se tornou um dos automóveis mais populares do mundo”, explica o autor, em mensagem que acompanha o projeto.
Antes da votação em plenário, o projeto recebeu pareceres favoráveis da procuradoria e das comissões de Legislação e Justiça e de Administração e Serviços Públicos da Câmara. Aprovada em dois turnos por unanimidade pelos vereadores, a proposição segue agora para a Prefeitura de Contagem, e passa a valer como lei a partir de sua publicação no Diário Oficial do Município.