Magdalena Abakanowicz foi uma renomada escultora e artista polonesa, nascida em 20 de junho de 1930, em Falenty, perto de Varsóvia, na Polônia. Ela é reconhecida mundialmente por suas obras de arte em grande escala, especialmente suas esculturas têxteis e instalações que exploram temas como a condição humana, a identidade e a vulnerabilidade.
Abakanowicz iniciou sua carreira artística nos anos 1950 e 1960, período em que a Polônia vivia sob o regime comunista. Durante esse tempo, ela enfrentou restrições e censura governamental, mas encontrou maneiras criativas de se expressar através de suas esculturas. Sua obra mais famosa, “Abakans”, criada na década de 1960, é composta por esculturas têxteis abstratas e orgânicas que evocam formas naturais e organismos vivos. Essas obras, muitas vezes exibidas em grandes grupos, refletem a busca de Abakanowicz por explorar a individualidade dentro de um contexto coletivo.
Ao longo de sua carreira, Abakanowicz expandiu seu repertório artístico, experimentando com diferentes materiais, como cerâmica, bronze e madeira. Suas esculturas apresentam formas humanas estilizadas, frequentemente sem cabeça ou membros distintos, refletindo uma preocupação com a despersonalização e a perda de identidade em sociedades modernas.