O desfile dos carros de boi e cavaleiros e muladeiros da Romaria do Divino Pai Eterno pode se tornar patrimônio histórico e cultural do estado de Goiás. Isto, porque tramita na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) um projeto do deputado estadual Cristiano Galindo (Solidariedade) neste sentido.
Vale citar, o texto ainda precisa passar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. Sendo aprovado, ele depende de duas votações em plenário antes de ir à sanção do governador Ronaldo Caiado (União Brasil).
Conforme justificativa de Galindo, o desfile é uma das atrações mais tradicionais e aguardadas da Festa do Divino Pai Eterno, que acontece no fim de junho, em Trindade. “Este desfile é um momento especial dentro da festa, pois representa a força e a tradição do homem do campo, que é tão importante para a região e para o país como um todo. Eles são decorados com flores e fitas coloridas, e são puxados por bois imponentes que seguem em um ritmo cadenciado pelas ruas de Trindade”, narra.