O Dia Internacional Contra a Homofobia é celebrado anualmente em 17 de maio, também conhecido como “Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia e Transfobia”, esta data visa conscientizar a população em geral sobre a luta contra a discriminação dos homossexuais, transexuais e transgêneros.
Há 30 anos, em 17 de maio de 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da lista de distúrbios mentais da Classificação Internacional de Doenças (CID). A decisão reconheceu que a orientação afetivo-sexual não pode ser considerada doença, por se tratar de traço da personalidade do indivíduo.
Não podemos esquecer que o Brasil amarga um dado vergonhoso, sendo o país mais LGBTfóbico das Américas e o que mais mata travestis no mundo, e a impunidade ainda é um ataque a cidadania.
Devemos ser firmes em respeitar a diversidade humana. Nossas diferenças não podem nos separar ou impedir a nossa união contra o que, de fato, nos oprime.
A nossa luta é todo dia, em cada local de trabalho, contra o preconceito, contra a retirada de direitos e contra toda forma de opressão.