O Vila Nova venceu o juiz, o bandeirinha a pressão do “Vovô” e carimbou sua entrada no G-4, a um passo da Série A.
Tudo conspirou à favor do Vila Nova na tarde deste sábado. Jogando no OBA (Onésio Brasileiro Alvarega), com amplo apoio da torcida, o Vila Nova começou bem, abrindo um a zero no Ceará, mas o juiz da partida, “descobriu um pênalti” pelo Var aos 39 minutos e o Ceará empatou: 1×1. No segundo tempo, prevaleceu a raça do time colorado, e a torcida comemorou a conquista de mais uma vitória, que deixa o Vila Nova a um passo do acesso para a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Com as derrotas de Sport (que perdeu de 1×0 para o Vitória) e do Atlético Goianiense, que foi atropelado pelo Marissol por 4×1, a torcida vilanovense sonha com o acesso. Para isso o time tem que vencer o próximo jogo em Natal (RN), no Frasqueirão, no próximo sábado, às 17hs.
O Ceará segue na 11º posição com 50 pontos. A última rodada será contra o Juventude, dentro de casa, no sábado (25), às 17h.
Na tabela, o Vitória já é campeão com 72 pontos, seguido pelo Criciúma que carimbou a classificação com vitória em casa por 3×0 contra o Botafogo de Ribeirão Preto (SP). O Juventude, que empatou por 0x0 contra a Ponte Preta é o terceiro, com 62 pontos, e o Vila Nova vem a seguir, em quarto lugar, com 61 pontos. O Atlético Goianiense também tem 61 pontos, mas o Vila Nova tem 20 pontos de saldo de gols, contra 8 do Dragão Campineiro. Novorizontino (60) e Mirassol (60) vem a seguir. A última rodada do brasileirão da Série B, define os dois ultimos
Os nomes do jogo
Juan Christian (duas vezes) e Caio Dantas marcaram os gols para o time da casa, enquanto Guilherme Bissoli, de pênalti, descontou para o Ceará. Bruno Ferreira, goleiro do Ceará, chegou a ser expulso na partida e o atacante Saulo Mineiro precisou ir para o gol.
Com o resultado, o Ceará permanece na 11ª colocação, com 50 pontos. Na última rodada da Série B, o Vovô recebe o Juventude, no PV. Já o Vila Nova entrou no G4, ocupando agora a quarta colocação, com 61 pontos. A equipe enfrenta o ABC na última rodada.
Logo no primeiro minuto a equipe colocou uma bola no travessão. Mesmo sem o gol, seguiu pressionando. Praticamente no lance seguinte, a equipe chegou ao seu primeiro gol, marcado por Juan Christian logo no primeiro minuto da partida.
Após o início avassalador do Vila Nova, abrindo o placar no primeiro minuto, o Ceará tentou entrar no jogo. A equipe alvinegra passou a ter mais posse de bola e a tentar pressionar a defesa da equipe mandante, mas sem muito perigo.
Após uma certa pressão do Ceará, o Vila Nova voltou a crescer na partida e a pressionar a defesa do Ceará, em busca do seu segundo gol. A válvula de escape do Ceará era Erick Pulga, que comandava os contra-ataques alvinegros em mais uma boa atuação.
Aos 35 minutos do primeiro tempo, em chegada de Janderson pelo lado direito, a bola tocou na mão do lateral-esquerdo Rodrigo Gelado, do Vila Nova. O juiz assinalou pênalti após longa checagem no VAR. Guilherme Bissoli cobrou e empatou o jogo para o Ceará.
O gol de empate fez muito bem ao Ceará na partida e a equipe de Vagner Mancini passou a pressionar o Vila Nova em busca da virada. Apesar da pressão alvinegra em busca do segundo gol, a partida foi para o intervalo empatada em 1 a 1.
Show no segundo tempo
O Ceará voltou melhor que o Vila Nova para o segundo tempo e pressionou a equipe mandante em busca da virada no placar. O jogo era truncado e fluía menos que no primeiro tempo, mas o Vovô levava certa vantagem.
Após minutos de domínio alvinegro, o Vila Nova se lançou ao ataque e na primeira chance clara do segundo tempo, marcou o seu segundo gol. Após corte errado de Richardson, a bola sobrou para Juan Christian, que acertou belo chute no ângulo.
Apenas dois minutos depois, o Vila Nova chegou ao seu terceiro gol na partida. Após mais uma jogada de Juan Christian, a bola sobrou para Caio Dantas, que empurrou para o fundo das redes e ampliou a vantagem para o Vila Nova.
O jogo caiu bastante de rendimento após os dois gols, com o Vila Nova apenas administrando a sua vantagem no placar. Foram poucas chances claras de gol após os dois gols em sequência marcados pelo Vila Nova.
Na reta final da partida, aos 35 minutos do segundo tempo, o goleiro Bruno Ferreira cometeu falta fora da área e foi expulso. Como o Ceará já havia feito as cinco substituições, o atacante Saulo Mineiro precisou ir para o gol nos minutos finais do jogo.
Com um jogador a menos, o Ceará ainda ensaiou uma pressão em busca do segundo gol, o que não se concretizou. O Vila Nova administrou o placar e venceu o Ceará no OBA por 3 a 1, entrando no G-4 da Série B do Brasileirão.
Ficha do jogo
Vila Nova (3)
Dênis Júnior; Marcelinho, Rafael Donato, Eduardo Doma e Rodrigo Gelado; Cristiano, Igor Henrique (Ralf) e Lourenço (Sousa); Juan Christian, Caio Dantas (Neto Pessoa) e João Lucas (Ronald) Técnico: Higo Magalhães.
Ceará (1)
Bruno Ferreira; Warley (Richardson), Luiz Otávio, David Ricardo e Paulo Victor; Zé Ricardo (Lucas Ribeiro), Jean Carlos (Nicolas) e Pedro Lucas; Janderson (Pedrinho), Erick Pulga e Guilherme Bissoli (Saulo Mineiro). Técnico: Vagner Mancini.