Assine gratuitamente a Saideira do JOTA PRO Poder
Receba um resumo das principais pautas políticas da semana, com um aperitivo das análises exclusivas do nosso serviço de inteligência política e jurídica para empresas.
As eleições municipais ocorrerão em 6 de outubro de 2024. Por isso, os partidos políticos têm até 5 de agosto para definir quem serão os candidatos a prefeito e vereador de Goiânia (GO) e dos outros municípios do país. Até o fim do prazo, as legendas intensificam as conversas para definir a estratégia política para o pleito.
Em Goiânia, as articulações estão em andamento. O PT foi o primeiro partido a anunciar sua escolha: a representante da sigla na disputa será a deputada federal Adriana Accorsi. O atual prefeito, Rogério Cruz (Solidariedade) já confirmou que será candidato à reeleição.
O governador Ronaldo Caiado (União) anunciou apoio ao ex-deputado Sandro Mabel, que se filiou recentemente ao União para disputar a prefeitura. ‘Outros nomes como Vanderlan Cardoso (PSD), Humberto Teófilo (DC) e Professor Pantaleão (UB) também já confirmaram que pretendem disputar o comando da prefeitura.
O PL, por sua vez, lançou a pré-candidatura do ex-deputado estadual Fred Rodrigues ao Paço Municipal. Já o partido Novo, lançou a pré-candidatura do empresário Leonardo Rizzo nas eleições.
Rogério Cruz, 57 anos, nasceu em Duque de Caxias (RJ), se formou em Gestão Pública, mas atuou como administrador de empresas e radialista, e é pastor evangélico licenciado. Foi por duas vezes eleito vereador de Goiânia. Assumiu cargos no Executivo local, como o de secretário de Gestão de Pessoas da capital do estado. Em 2020, foi eleito vice-prefeito na chapa com Maguito Vilela. Com a morte de Vilela por complicações da infecção por Covid-19, Cruz assumiu a administração da cidade. Em abril, Cruz migrou do Republicanos para o Solidariedade. Rogério Cruz se apresenta como pré-candidato à reeleição como prefeito de Goiânia nas eleições municipais de 2024.
Adriana Accorsi, 50 anos, nasceu em Itapuranga (GO), onde se formou em Direito. Seguiu carreira como delegada e foi titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente e chefiou a Polícia Civil de Goiás. Depois, comandou a secretaria municipal de Defesa Social. Adriana Accorsi é filha do ex-prefeito de Goiânia, Darci Accorsi, primeiro do PT a governar a cidade. Por isso, ainda adolescente, integrou a juventude petista. Ela se lançou na política em 2014, quando foi eleita deputada estadual, e se reelegeu no pleito seguinte. Em 2022, foi eleita deputada federal. Adriana Accorsi aceitou o convite do partido para ser candidata a prefeita de Goiânia nas eleições municipais de 2024.
Fred Rodrigues, 39 anos, é natural de Goiânia (GO). Iniciou sua trajetória política em 2020, ao se candidatar a vereador pelo Democracia Cristã, mas não foi eleito. Em 2022, foi eleito deputado estadual, no entanto, teve o mandato cassado pelo TSE em dezembro de 2023 por irregularidades na prestação de contas de sua campanha de 2020. Neste ano, filiou-se ao PL. O ex-presidente Jair Bolsonaro anunciou em junho a pré-candidatura de Fred Rodrigues à Prefeitura de Goiânia, substituindo o deputado federal Gustavo Gayer, que retirou sua pré-candidatura.
Humberto Teófilo, 39 anos, nasceu em Goiânia e é formado em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira. Delegado da Polícia Civil de Goiás desde 2010, foi eleito deputado estadual pelo PSL em 2018. Em 2022, filiou-se ao Patriota e disputou uma vaga como deputado federal, mas não foi eleito. Neste ano, licenciou-se da Polícia Civil e migrou para o Democracia Cristã. Agora Humberto Teófilo se apresenta como um dos pré-candidatos à Prefeitura de Goiânia nas eleições de 2024.
Leonardo Rizzo, 66 anos, nasceu no município de Cidade de Goiás (GO). Graduado em economia, é empresário do setor de imóveis e mantém um instituto que promove ações de desenvolvimento de programas sociais e culturais no estado. Foi candidato ao Senado em 2022, mas, com 35.998 votos (1,14%), foi o menos votado do pleito. Leonardo Rizzo é um dos possíveis candidatos a prefeito de Goiânia nas eleições municipais de 2024.
Matheus Ribeiro, 32, natural de Goiânia, é jornalista. Foi apresentador na TV Anhanguera de 2015 a 2020, e em seguida, na Record TV, até 2022, quando decidiu se candidatar como deputado federal. Nas eleições de 2022, pleiteou uma cadeira na Câmara dos Deputados, mas não foi eleito. Neste ano, foi oficializado pelo PSDB como pré-candidato à Prefeitura de Goiânia nas eleições municipais de 2024.
Reinaldo Assis Pantaleão, 73 anos, é professor de história aposentado. Nascido em Goiânia (GO), disputou sua primeira eleição em 2006, quando foi candidato a deputado federal pelo PSol. Desde então, concorreu a diversos cargos, incluindo prefeito, deputado federal, deputado estadual e vereador, mas não obteve sucesso. Em 2022, migrou para a Unidade Popular (UP) e foi candidato ao governo de Goiás naquele ano. Em 2024, Professor Pantaleão será candidato a prefeito de Goiânia nas eleições municipais.
Sandro Mabel, 65 anos, natural de Ribeirão Preto (SP) é administrador. Mabel foi deputado federal por quatro legislaturas, entre 1995 e 2015. Em 1994, foi eleito para a Câmara dos Deputados pelo PMDB. Em 2002, reelegeu-se pelo PL. Já em 2006 e 2010, retornou à Câmara pelo PL e pelo PR, respectivamente. Em 2016, atuou como assessor especial do ex-presidente Michel Temer. Atualmente, preside a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) e foi convidado neste ano pelo governador Ronaldo Caiado para ser candidato à Prefeitura de Goiânia nas eleições municipais de 2024.
Vanderlan Cardoso, 61 anos, é natural do município de Iporá, interior goiano, e é empresário no ramo de supermercados e alimentos. Uma das filiais de seus mercados fica em Senador Canedo, cidade da qual Cardoso foi prefeito entre 2004 e 2010. Em 2018, foi eleito senador, com mandato até 2026. Nas últimas eleições municipais chegou ao 2º turno da disputa à Prefeitura de Goiânia. Cardoso é o presidente do diretório estadual do PSD em Goiás. No início deste ano, Vanderlan Cardoso confirmou que será candidato à Prefeitura de Goiânia nas eleições de 2024.