Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, fez a transferência simbólica da capital de Goiás, para Trindade, decretando a transferência simbólica dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário estaduais para a cidade.
Tradição há 35 anos, o desfile dos carreiros realizado na Romaria 2024, contou com a participação de 415 carros de bois, abrindo as apresentações no Carreiródromo Ada Cyra, nesta quinta-feira (04/07). Em seguida o desfile dos cavaleiros e muladeiros, contou com a presença de cerca de 10 mil participantes.
Na ocasião, o Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, realizou a transferência simbólica da capital de Goiás, para Trindade, decretando a transferência simbólica dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário estaduais para a cidade.
“Não só muita alegria, mas um reconhecimento merecido, é o maior evento que se tem no centro oeste, o segundo maior do país, é o maior no mundo em desfile de carro de boi e a beleza da festa né, as pessoas que vêm aqui para trazer os seus agradecimentos pelas graças recebidas e também pedir ao Pai Eterno para continuar nos guiando”, expressou Caiado.
O projeto de lei, de autoria do deputado estadual trindadense, Cristiano Galindo (SD), promoveu a mudança. Galindo afirma que essa transferência da capital de Goiás para Trindade não gera nenhuma despesa para o Estado e reconhece a importância da cidade, que tem um impacto econômico significativo.
“No último ano, a romaria movimentou cerca de R$ 40 milhões. Praticamente todos os hotéis estiveram com sua lotação máxima, trazendo oportunidades de emprego e renda para todos os envolvidos com a festa”, declarou o deputado.
Até o momento, já passaram por Trindade cerca de 2 milhões de pessoas, um grande fluxo de turistas e devotos do Pai Eterno.
Nesta romaria, passaram mais de 1.200 carros de bois pela cidade, destes, 415 carros desfilaram. Pastos foram preparados para abrigar os animais e receberam mais 1 mil bois, mais de 20 toneladas de silo foram providenciadas, para alimentar esses animais.
São muitas as histórias de fé e devoção, dessa tradição passada de geração em geração. O Manoel, chegou bem cedo na concentração do desfile, com sua família, e neste ano conseguiu ser o primeiro carreiro a entrar no Carreiródromo. Vindos de Damolândia, levaram quatro dias para chegarem em Trindade.
Ele contou que sua família participa da romaria há 18 anos, vindo a cavalo ou a pé e que este é o terceiro ano participando do desfile de carro de boi.
“Esse no tá muito gratificante, tá muito emocionante a gente acordou cedo para pegar a primeira vaga e foi muito bom, isso aqui é uma emoção sem explicação, é uma família, o pessoal dos carros de boi, a gente sempre se ajuda e graças a Deus o Divino Pai Eterno abençoou e nós chegamos”, contou Manoel.
A Prefeitura de Trindade preparou uma mega estrutura para receber os carreiros e o público geral que assistiu ao desfile. O espaço conteve arquibancadas cobertas e contou com profissionais da saúde para atender quem precisou de cuidados médicos. As forças de segurança pública atuaram para garantir a tranquilidade dos moradores e fiéis presentes.