Morreu por volta das 15 horas desta terça-feira (5) o jornalista Hélio Rocha, aos 83 anos. Membro da Academia Goiana de Letras, Hélio Rocha trabalhou nos principais veículos de imprensa de Goiás, como o jornais O Popular e Diário da Manhã.
Hélio Rocha, que era natural de Corumbá de Goiás, terra do escritor Bernardo Elis, também publicou vários livros, principalmente sobre política, sendo um dos mais conhecidos é a séria “Os Inquilinos da Casa Verde, onde registrou a passagem pelo poder de vários governadores de Goiás. Ele também fez em 2010 livro que faz o registro histórico dos 35 da Rádio Brasil Central (RBC AM), a emissora que juntamente com a Rádio Guaíba, do Rio Grande do Sul, fez a “Cadeia da Legalidade”, uma campanha diária pela posse do vice-presidente João Goulart (PTB-RS) na presidência da República, após a renúncia do presidente Jânio Quadros (PTN).
Várias personalidades do meio político, literário e político lamentaram o seu falecimento, entre elas o governador Ronaldo Caiado (UB), que emitiu nota de pesar. Durante a sessão extraordinária desta terça-feira, os deputados fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao jornalista.
Nota de pesar do governo de Goiás
“Foi com pesar que Gracinha e eu recebemos a notícia do falecimento do jornalista e escritor Hélio Rocha, ocorrida nesta terça-feira (05/03), aos 83 anos, em Goiânia.
Um dos mais respeitados nomes da imprensa de Goiás, Hélio Rocha iniciou sua trajetória no final da década de 1950 e atuou por mais de 70 anos, sempre com ética, zelo pela informação e valorização da nossa cultura.
Foi editor-chefe do jornal O Popular e, posteriormente, um dos fundadores do Diário da Manhã. Também trabalhou no Correio Braziliense, O Globo, Veja e Associated Press.
Fundador e primeiro titular da cadeira 32 da Academia Goiana de Letras, Hélio Rocha é autor, entre outras obras, de Os Inquilinos da Casa Verde, que retrata a trajetória dos governadores de Goiás desde Pedro Ludovico Teixeira.
Neste momento de dor, estamos em oração para que Deus conforte a família, em especial seus filhos Bruno, Marcelo e Ana Cecília, netos e bisnetos; além de todos os admiradores de sua brilhante trajetória. Nossos sinceros sentimentos.
Ronaldo Caiado
Governador de Goiás