Ação ocorrerá no Centro de Especialidades, onde serão realizadas, consultas especializadas, pequenas cirurgias e exames. Atendimentos são agendados pela SMS
A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) realizará o primeiro mutirão de consultas eletivas do ano neste sábado, 4 de março. A ação ocorrerá das 8 às 13h, no Centro de Especialidades. Ao todo, serão ofertados 408 atendimentos, entre consultas especializadas, pequenas cirurgias e exames. Todos os horários já foram preenchidos pela equipe da SMS ao longo desta semana, seguindo a fila de espera.
A força-tarefa vai ofertar 240 consultas em oncologia, cardiologia, otorrinolaringologia, ortopedia, endocrinologia e neurologia. Também estão na programação 110 exames de ultrassonografia, 28 pequenas cirurgias e 30 procedimentos para inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU) e colposcopia. Além disso, os pacientes do Centro de Especialidades terão à disposição testes rápidos para identificação e diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). Esses exames serão realizados por livre demanda, conforme interesse dos pacientes.
A força-tarefa tem o objetivo de agilizar atendimentos eletivos na cidade. “Os mutirões já são marca registrada de Aparecida. Periodicamente, a SMS organiza ações aos finais de semana para auxiliar na fluidez dos atendimentos de rotina. É uma verdadeira força-tarefa para agrupar em um só dia, geralmente aos sábados, profissionais e pacientes que passariam pelas unidades durante a semana. Isso reduz o tempo de espera e facilita tratamentos”, enfatiza o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães.
Como conseguir atendimento especializado
O superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, explica que todos os atendimentos especializados são realizados mediante encaminhamento de clínico geral ou pediatra e agendados pela equipe da Secretaria: “O primeiro atendimento é do médico da família, pediatra ou clínico geral. Os atendimentos ocorrem nas Unidades Básicas de Saúde ou são agendados pelo 0800-646-1590. Esses profissionais avaliam os pacientes e, se necessário, encaminham para especialistas e outros profissionais. Todos os dias novos atendimentos, encaminhamentos e agendamentos são realizados”.