O prefeito Sandro Mabel faz a abertura, neste sábado (25/1), às 7 horas, do 4º Mutirão dos 100 dias, na Região Sul da capital. A população terá acesso a serviços disponibilizados pelos órgãos municipais, especialmente nas áreas de saúde, assistência social e limpeza urbana. As ações reforçam as do mutirão de combate à dengue, lançadas na sexta-feira (24/1), de forma integrada pelo governador Ronaldo Caiado e os prefeitos de Goiânia, Sandro Mabel, e Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela.
O atendimento à população estará concentrado na Escola Municipal Professora Amélia Fernandes Martins, no Parque Acalanto, mas as ações estão sendo levadas a todos os bairros da região. Haverá serviços de saúde, como vacinação, aferição de pressão arterial e teste de glicemia, de educação, com atendimento do Telematrícula e Bolsa Família, do Sine, com cadastro, busca de emprego e encaminhamento para entrevistas, distribuição de mudas, atividades de esporte e lazer e vacinação antirrábica em cães e gatos, entre outros.
CadÚnico
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos, realiza força tarefa nos mutirões de 100 dias de gestão para a atualização de dados do Cadastro Único (Cadúnico). Segundo a secretária de Políticas para Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos, Erizânia Freitas, cerca de 40 mil cadastros estão desatualizados na capital.
“Goiânia hoje está abaixo da meta estabelecida pelo Governo Federal, que é manter 80% de todos os registros do CadÚnico atualizados. Estamos com 72,73% dos cadastros em conformidade com as exigências do Ministério do Desenvolvimento Social e essa diferença para alcançarmos a meta corresponde a aproximadamente 40 mil registros”, afirmou a secretária.
O Cadúnico é uma ferramenta para a identificação e caracterização de famílias de baixa renda e funciona como porta de entrada para a assistência social. “O Cadastro Único é um instrumento muito importante para a superação de vulnerabilidades, o fortalecimento da prevenção a situações violadoras dos direitos das famílias e indivíduos e a promoção da inclusão social”, explicou Erizânia Freitas.
A partir do Cadastro Único as famílias podem ter acesso a uma série de programas e benefícios como o Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), Bolsa Família, Aluguel Social e Benefício de Prestação Continuada, além da isenção de taxas em vestibulares e concursos públicos. “A ideia é que os mutirões nos aproximem dos moradores, facilitando o acesso aos serviços oferecidos e promovendo a regularização dos cadastros. Além dos mutirões, a atualização também pode ser feita na sede do CadÚnico, que fica na Rua 4, número 1054, no Centro”, detalhou a secretária.
Documentação
Para a atualização do registro o responsável familiar precisa levar documento de identificação pessoal com foto e número de CPF, comprovante de endereço e documentos pessoais dos demais integrantes da família. O responsável também pode apresentar documentos como título de eleitor, carteira de trabalho e certidão de nascimento/casamento, que não são obrigatórios mas auxiliam na integração de dados e manutenção das informações atualizadas. Segundo a secretaria, 120 cadastros foram atualizados na última edição do mutirão da Prefeitura de Goiânia.
Serviços
Além do cadastro e atualização do CadÚnico, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos oferece nos mutirões de 100 dias serviços como atendimento psicológico, jurídico e social, distribuição de cestas básicas, Carteira do Idoso, oficinas pedagógicas do Programa Criança Feliz, Carteira do Autista, distribuição do Mix do Bem (alimento contendo arroz, proteína de soja e vegetais desidratados produzido para auxiliar no combate à fome e à insegurança alimentar), dentre outros.
“Em parceria com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), nossas ações visam ampliar o acesso a direitos e serviços, garantindo que as famílias em situação de vulnerabilidade recebam o suporte que precisam”, disse Erizânia Freitas.
Fotos: Alex Malheiros