noticias Seja bem vindo ao nosso site Rádio Rir Brasil - Itapuranga-Goias : Direção: Ronaldo Castro - 62 9 9 6 0 8-5 6 9 5 !

Brasil

Codego estuda polo industrial tecnológico no Centro de Goiânia inspirado no Porto Digital de Recife

Projeto está em fase de estudo, mas planeja desenvolvimento da indústria tecnológica em Goiás

Publicada em 01/08/24 às 08:08h - 6 visualizações

Rádio Rir Brasil - Itapuranga-Goias : Direção: Ronaldo Castro - 62 9 9 6 0 8-5 6 9 5


Compartilhe
Compartilhar a noticia Codego estuda polo industrial tecnológico no Centro de Goiânia inspirado no Porto Digital de Recife  Compartilhar a noticia Codego estuda polo industrial tecnológico no Centro de Goiânia inspirado no Porto Digital de Recife  Compartilhar a noticia Codego estuda polo industrial tecnológico no Centro de Goiânia inspirado no Porto Digital de Recife

Link da Notícia:

Codego estuda polo industrial tecnológico no Centro de Goiânia inspirado no Porto Digital de Recife
 (Foto: Rádio Rir Brasil - Itapuranga-Goias : Direção: Ronaldo Castro - 62 9 9 6 0 8-5 6 9 5 )

O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Goiás (Codego) Francisco Jr. adiantou, em entrevista exclusiva ao Jornal Opção, que estuda a criação de um polo industrial voltado para a tecnologia no Centro de Goiânia. O Porto Digital de Recife é um dos principais parques tecnológicos e de inovação do Brasil, instalado na área central da capital de pernambucana com atuação nos eixos de produção de software e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

A ideia, segundo Francisco, é adiantar o avanço da indústria 5.0 no Estado e desenvolver o Centro de Goiânia com a geração de emprego e evolução da tecnologia na cidade. “Se tinha uma ideia de que Goiânia não podia se industrializar por ser a Capital do Estado, mas a ideia é uma indústria limpa e tecnológica. E um bom lugar que temos é o Centro de Goiânia, que tem toda a infraestrutura já instalada, tem muito espaço e precisa de incentivos”, comenta.

O objetivo é unir a requalificação dos espaços, a ocupação e a geração de emprego e conhecimento. “Goiânia é uma cidade com muitas universidades, com jovens antenados e globalizados, é interessante fomentar isso. O produto de maior valor agregado que Goiás exporta hoje são os nossos jovens talentos, são cabeças muito boas que vão para o Canadá, Alemanha, Japão, e outros países para criar tecnologia. Queremos criar um ambiente para que eles não precisem sair e que desenvolvam as mesas coisas lá fora aqui dentro, em parceria entre o Estado, Academia e a iniciativa privada”, adianta.

O desenvolvimento de um polo tecnológico em Goiás passa pela parceria entre diversas secretarias de Estado, como a da Indústria e Comércio, Secretaria de Infraestrutura, Ciência, Tecnologia e Inovação e Detran. “Quando fui secretário municipal, criamos uma estação digital em Goiânia que era semelhante ao Porto Digital de Recife, mas o projeto não avanço. O Porto hoje fatura mais de R$ 5 bilhões e abriga empresas como Apple, Google e sistema de tecnologia de televisões. Goiânia pode ter uma experiência semelhante”, aponta.

Conheça o Porto Digital

O Porto Digital de Recife está instalado no Centro Histórico do Bairro de Recife e conta com projetos de expansão para outros bairros, somando mais de 171 hectares de instalações. A região, antes degradada e de pouca influência na economia local se assemelha ao processo ocorre no Centro de Goiânia. Desde a fundação do parque tecnológico, em 2000, já foram restaurados mais de 138 mil metros quadrados de imóveis históricos.

O Porto Digital é localizado no coração do Centro do Recife e é composto por mais de 400 empresas e instituições | Foto: Reprodução

O local foi eleito por três vezes como o melhor parque tecnológico do Brasil e conta hoje com mais de 400 empresas, organizações de fomento e órgãos de Governo, com mais de 18 mil profissionais e empreendedores. Esses empreendimentos geram um faturamento anual de mais de R$ 5,4 bilhões em 2023 e já é considerado o terceiro maior setor de serviços na capital pernambucana. Empresas de vários portes compõem o ecossistema do Porto Digital: de startups a multinacionais, como Accenture, NTT DATA e Liferay.

Projetos

O Porto Digital administra dezenas de projetos voltados à melhoria da competitividade do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação, Economia Criativa, além de promover ações de sustentabilidade e melhoria do bem-estar nas cidades e mobilidade urbana.

DOCA

Participar de iniciativas de inovação aberta de grandes companhias e instituições públicas pode se tornar um diferencial na trajetória de uma empresa ou startup. Foi com o pensamento voltado para conectar o ecossistema expandido de inovação e grandes clientes corporativos que o Porto Digital criou a DOCA – setor de inovação que reúne ações que vão desde a sensibilização de colaboradores a investimento em desenvolvimento de soluções digitais.

REC’n’Play

Com workshops, palestras, exibições, hackathons, shows, torneios de e-sports e rodadas de negócios, o REC’n’Play é o maior festival do conhecimento do Nordeste e chegou a mais de 60 mil inscritos em 2023. A iniciativa ocupa prédios e ruas do Bairro do Recife durante quatro dias e funciona com três pilares: educação, negócios e entretenimento. Em sua exploração de tendências tecnológicas e criativas, o REC’n’Play é ponto focal de quem se interessa por internet das coisas, robótica, fabricação digital, games, audiovisual, fotografia, design, música, sustentabilidade e clima no âmbito das cidades inteligentes. Além disso, deixar legado é um dos principais propósitos do festival, que busca reunir diferentes perspectivas, ideias e opiniões sobre os desafios vividos pelas pessoas diariamente.

Portomídia

Um dos principais projetos do Porto Digital é seu braço de Economia Criativa, o Portomídia, que conta com laboratórios de finalização, de edição de imagem, animação e ilustração, pré-mixagem e de correção de cor e mixagem. Além da incubadora própria, o Portomídia abriga programas de qualificação, exibição e desenvolvimento nas áreas de design, cine-vídeo-animação, games, mídias digitais, fotografia e música.

Leia também:

Goiás promove evento com linhas de crédito e consultorias para pequenas empresas

Distritos Industriais de Goiás refletem o desenvolvimento econômico do Estado




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 62 996O8 5695

Copyright (c) 2024 - Rádio Rir Brasil - Itapuranga-Goias : Direção: Ronaldo Castro - 62 9 9 6 0 8-5 6 9 5
Converse conosco pelo Whatsapp!