noticias Seja bem vindo ao nosso site Rádio Rir Brasil - Itapuranga-Goias : Direção: Ronaldo Castro - 62 9 9 6 0 8-5 6 9 5 !

Brasil

Datafolha: 41% dos brasileiros se identificam como petistas e 31%, como bolsonaristas

Publicada em 29/03/24 às 18:03h - 13 visualizações

Rádio Rir Brasil - Itapuranga-Goias : Direção: Ronaldo Castro - 62 9 9 6 0 8-5 6 9 5


Compartilhe
Compartilhar a noticia Datafolha: 41% dos brasileiros se identificam como petistas e 31%, como bolsonaristas  Compartilhar a noticia Datafolha: 41% dos brasileiros se identificam como petistas e 31%, como bolsonaristas  Compartilhar a noticia Datafolha: 41% dos brasileiros se identificam como petistas e 31%, como bolsonaristas

Link da Notícia:

Datafolha: 41% dos brasileiros se identificam como petistas e 31%, como bolsonaristas
 (Foto: Rádio Rir Brasil - Itapuranga-Goias : Direção: Ronaldo Castro - 62 9 9 6 0 8-5 6 9 5 )

Jornalista Miguel do Rosário, no seu site O Cafezinho, analisa os dados do Datafolha, que mostra que 41% dos brasileiros se consideram progressistas, enquanto 31% do eleitorado se posicionam à direita

A análise mostra vantagem do pensamento progressista entre as mulheres, os mais jovens (16 a 24) e também entre os com 50 anos ou mais. O apresso às políticas do PT também é maior entre os trabalhadores com menor faixa de renda, entre pretos e pardos e católicos.

Mulheres

Miguel do Rosário ressalta na pesquisa Datafolha “a vantagem expressiva da esquerda entre o eleitorado feminimo. Este é um fenômeno, a propósito, internacional, ou pelo menos na maioria das democracias avançadas. Nos EUA, por exemplo, Trump jamais teria chance de vencer as eleições presidenciais deste ano se dependesse das mulheres”, ressalta.

Segundo o Datafolha, 45% das mulheres brasileiras se identificam como petistas, quase 15 pontos à frente das 30% que disseram estar mais próximas do bolsonarismo. Considerando que as mulheres correspondem, segundo o mesmo Datafolha, a 52% do eleitorado, essa vantagem da esquerda entre o eleitorado feminimo, se bem explorada, poderá representar um trunfo muito importante para isolar a extrema direita nas eleições municipais.

Mas Lula também ganha entre homens: ainda segundo o Datafolha, o petismo tem 37% da preferência entre homens, contra 33% para o bolsonarismo.

Bolsonarismo saiu de moda entre os jovens

Miguel do Rosário observa que “o petismo recuperou muito prestígio entre os mais jovens, ao passo que o bolsonarismo parece ter saído de moda”. Segundo a pesquisa, entre jovens até 24 anos, 38% se identificam como petistas ao passo que apenas 24% preferem se associar à direita.

Na faixa seguinte, de jovens entre 25 e 34 anos, mais expressiva em termos populacionais, o PT ainda é forte, com 38% da preferência, contra 32% para o bolsonarismo.

A força do bolsonarismo concentra-se sobretudo na faixa de eleitores com idade entre 35 e 44 anos, embora até mesmo aí haja empate técnico com o petismo: 36% à direita X 35% à esquerda.

Curiosamente, porém, o petismo volta a disparar, com vigor impressionante, entre as pessoas com mais de 45 anos. A propósito, a faixa de brasileiros com mais de 45 anos corresponde a 42% do eleitorado (sendo 24% para a faixa com 45 a 59 anos e 20% pra quem mais de 60 anos)!

Renda

De acordo com Miguel do Rosário, “é na divisão do eleitorado por renda, todavia, que a força do bolsonarismo pode ser vista com mais clareza. A direita lidera com muita força entre eleitores com renda familiar de 5 a 10 salários: entre estes, 42% se identificam como bolsonaristas, contra 31% como petistas. Esse estrato corresponde a somente 6% do eleitorado, mas tem uma capacidade de mobilização muito grande”, observa.

O bolsonarismo também é forte na faixa de renda entre 2 a 5 salários, registrando 36% da preferência do eleitorado, contra 35% para o petismo. Esse estrato corresponde a 31% do eleitorado.

Para Miguel do Rosário, o grande trunfo do petismo ainda é a sua força entre as massas. Segundo o Datafolha, 47% dos eleitores com renda familiar até 2 salários se identificam mais como petistas, contra 28% como bolsonaristas.

“Vale ainda notar que o estrato mais rico, com renda familiar superior a 10 salários mínimos, e que representa 2% do total de eleitores, se distanciou do bolsonarismo; Lula, por sua vez, vem recuperando a simpatia de setores desta classe média superior, e já tem 31% de sua preferência”, comenta.

Olhando para os estratos por grau de instrução, a força do petismo ainda é muito elevada, 53 de preferência%, entre os eleitores com formação limitada ao ensino fundamental. Nos estratos mais instruídos, Lula se mantém em vantagem, porém fica mais próximo do bolsonarismo, que marca 33% de preferência tanto entre eleitores com ensino médio, quanto entre eleitores com ensino superior.

 

Escolaridade

Fonte: O Cafezinho




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 62 996O8 5695

Copyright (c) 2024 - Rádio Rir Brasil - Itapuranga-Goias : Direção: Ronaldo Castro - 62 9 9 6 0 8-5 6 9 5
Converse conosco pelo Whatsapp!