O Saint Patrick’s Day, ou Dia de São Patrício, é celebrado neste domingo (17 de março) em homenagem ao santo padroeiro da Irlanda , a quem é atribuído milagres como salvar os irlandeses da fome e até de uma epidemia de cobras durante o século 5. É também o santo padroeiro de Ceres, localizada a 194 km de Goiânia
A data marca o dia em que o santo supostamente morreu, em 461 d.C. O dia de celebração acabou próximo da data cristã da Quaresma e São Patrício, portanto, é reconhecido como o responsável por levar a religião católica ao país europeu.
Apesar de não ser reconhecida como feriado em outros países, a data é celebrada fora da Irlanda, o que transcende as raízes religiosas da efeméride e a torna uma celebração da cultura irlandesa pelo mundo.
Outra tradição popular é o desfile de São Patrício. Grandes desfiles são realizados em muitas cidades, com carros alegóricos, bandas, danças e outras apresentações que exibem a cultura irlandesa.
Além disso, é comum as pessoas se reunirem em bares e pubs para celebrar o dia. Muitas vezes, bebidas e comidas típicas irlandesas são servidas, como o famoso “chá de São Patrício”, que consiste em cerveja com coloração verde.
No Dia de São Patrício, é comum também o uso de símbolos como o trevo de três folhas, que é associado a São Patrício e à Irlanda.
Em resumo, o Dia de São Patrício é uma celebração alegre que honra a cultura e a história irlandesas, além de ser uma oportunidade para as pessoas desfrutarem de festividades e compartilharem momentos especiais.