Deputado tem diferença de cerca de 30 pontos percentuais para o segundo colocado e mantém dianteira que facilita receber apoios para consolidar a eleição
Se as eleições fossem hoje em Anápolis, o deputado estadual Antônio Gomide (PT) estaria eleito. É o que mostra o levantamento Paraná Pesquisas, divulgado pelo jornal anapolino Portal 6, trouxe três cenários de pesquisa estimulada onde Gomide vence em todas.
Na primeira estimulada Antônio Gomide (PT) tem 43,5% contra 14,9% do Major Vitor Hugo (PL), 13,4% de Marcio Corrêa (MDB), 5,5% de Leandro Ribeiro (PP), 4,9% de Pedro Saihum (PDT) e 4% de Márcio Cândido (PSD). Somados os votos dos adversários chegam a 42,7%, ficando atrás 0,8 pontos dos 43,5% destinados a Gomide.
Na segunda simulação, é testado o nome do deputado estadual Amilton Filho como candidato do MDB o resultado é que Antônio Gomide sobe para 44,3%; Vitor Hugo vai a 16%, Amilton Filho fica com 10,4%, Leandro Ribeiro, 6,1%, Pedro Saihum oscila para 4,6% e Márcio Cândido mantém os 4%. Gomide fica à frente com seus 44,3% contra a soma dos 41,1%, ou seja, Gomide amplia sua vantagem para 3,2%.
Na terceira estimulada, a vantagem de Gomide se amplia para 4,6% sobre os demais postulantes. Nesta simulação, Antônio Gomide avança para 45,6%; sem o Major Vitor Hugo, o suplente de deputado Márcio Correa sobe para 20%, Leandro Ribeiro cresce e vai a 7,1% e Pedro Saihum também oscila positivamente para 5,6%.
O estudo do Paraná Pesquisa mostra nestas três simulações uma posição muito consolidada de Antônio Gomide e um quadro de dificuldade para os adversários, pois os números indicam que a cada mexida no cenário, quem cresce mais e caminha para uma vitória no primeiro turno é Gomide.
Pesquisa mostra queda da influência de Bolsonaro em Anápolis
Os números de Gomide desafiam, inclusive, a narrativa bolsonarista de que o eleitor anapolino não vota no PT. Na pesquisa divulgada em agosto, 44,8% dos eleitores do município afirmara que votariam com certeza num candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), este índice caiu para 35,9%. Já os que disseram que poderiam votar somam 27,1%, uma redução de 5,6% em relação a última pesquisa. Os que jamais votariam alcançam 32,9%,
Contratada pelo Portal 6 a amostra da Paraná Pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número GO-00673/2024.