noticias Seja bem vindo ao nosso site Rádio Rir Brasil - Itapuranga-Goias : Direção: Ronaldo Castro - 62 9 9 6 0 8-5 6 9 5 !

Brasil

COP28: "O planeta está farto de acordos climáticos não cumpridos", diz Lula

Brasil recebe convite para ingressar na OPEP+, organização que reúne os maiores produtores de petróleo

Publicada em 01/12/23 às 09:34h - 27 visualizações

Rádio Rir Brasil - Itapuranga-Goias : Direção: Ronaldo Castro - 62 9 9 6 0 8-5 6 9 5


Compartilhe
Compartilhar a noticia COP28: \  Compartilhar a noticia COP28: \  Compartilhar a noticia COP28: \

Link da Notícia:

COP28:
 (Foto: Rádio Rir Brasil - Itapuranga-Goias : Direção: Ronaldo Castro - 62 9 9 6 0 8-5 6 9 5 )

O governo federal recebeu um convite da Opep+ (Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados) para se tornar um dos membros do grupo. O Executivo ainda não tomou uma decisão sobre a entrada no grupo e a Secom (Secretaria de Comunicação Social) afirmou que a proposta ainda está sendo analisada.

O Ministério de Minas e Energia, comandado por Alexandre Silveira, é o responsável pela análise do convite e não se manifestou sobre o assunto. Os ministérios da Fazenda e Relações Exteriores também não fizeram nenhuma declaração pública.

A Opep foi criada em 1960 e reúne atualmente os 13 principais países no fornecimento de óleo no mundo todo, como Arábia Saudita, Irã, Iraque, Emirados Árabes Unidos e Venezuela. Há alguns produtores fora do grupo, como Estados Unidos, Canadá, Brasil, China e Catar.

A adição do símbolo de “+” no nome se refere aos “países aliados”, que não integram a organização mas atuam de forma conjunta em políticas internacionais ligadas ao comércio de petróleo e nas negociações entre membros e não membros.

O convite da Opep feito ao Brasil é para que o país faça parte do grupo de aliados. Atualmente, os integrantes do “+” são Azerbaijão, Bahrein, Malásia, México e Rússia.

O secretário-geral da Opep, Haitham Al Ghais, esteve no Brasil em outubro deste ano e participou de reuniões com o presidente Lula e Alexandre Silveira. Na ocasião, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates também participou dos encontros.

Segundo o ex-presidente Jair Bolsonaro, a Arábia Saudita já havia feito um aceno informal, em 2019, para que o país integrasse o grupo. No ano seguinte, em 2020, houve uma tentativa de aproximação entre a Opep e o país quando o então secretário-geral Mohammad Sanusi Barkindo convidou o Brasil para participar de acordo de cooperação.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 62 996O8 5695

Copyright (c) 2024 - Rádio Rir Brasil - Itapuranga-Goias : Direção: Ronaldo Castro - 62 9 9 6 0 8-5 6 9 5
Converse conosco pelo Whatsapp!