noticias Seja bem vindo ao nosso site Rádio Rir Brasil - Itapuranga-Goias : Direção: Ronaldo Castro - 62 9 9 6 0 8-5 6 9 5 !

Brasil

'Não consigo mais plantar': como seca histórica na Amazônia afeta mulheres indígenas

Publicada em 25/10/23 às 13:40h - 15 visualizações

Rádio Rir Brasil - Itapuranga-Goias : Direção: Ronaldo Castro - 62 9 9 6 0 8-5 6 9 5


Compartilhe
Compartilhar a noticia \'Não consigo mais plantar\': como seca histórica na Amazônia afeta mulheres indígenas  Compartilhar a noticia \'Não consigo mais plantar\': como seca histórica na Amazônia afeta mulheres indígenas  Compartilhar a noticia \'Não consigo mais plantar\': como seca histórica na Amazônia afeta mulheres indígenas

Link da Notícia:

'Não consigo mais plantar': como seca histórica na Amazônia afeta mulheres indígenas
 (Foto: Rádio Rir Brasil - Itapuranga-Goias : Direção: Ronaldo Castro - 62 9 9 6 0 8-5 6 9 5 )

Almerinda Ramos, 50, da etnia tariana, conta que estiagem histórica fez com que fogo se alastrasse por plantações de mandioca que abastecem sua comunidade em São Gabriel da Cachoeira, na fronteira com a Colômbia

"Esse sol está deixando as mulheres doentes. Ninguém consegue mais ir pra roça como fazíamos antes. Não consigo mais plantar."

É assim que Virgília Arago Almeida, de 43 anos , indígena da etnia tariana, define os efeitos da seca histórica que atingiu a Amazônia neste ano.

Segundo ela, as altas temperaturas e a falta de chuvas neste ano fizeram com que as mulheres na região do Alto Rio Negro, no Oeste do Amazonas, alterassem suas rotinas seculares de trabalho na roça, colocando em risco a segurança alimentar de comunidades inteiras.

A seca que afeta a região amazônica neste ano é considerada uma das mais intensas já registradas.

Um dos principais indicadores da sua intensidade é o nível do rio Negro em Manaus. Na segunda-feira (16/10), a régua que aponta o nível do rio registrou um novo recorde de baixa: 13,59 metros. Na quarta-feira (18/10), o rio continuou a secar e o nível baixou ainda mais: 13,38 metros.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 62 996O8 5695

Copyright (c) 2024 - Rádio Rir Brasil - Itapuranga-Goias : Direção: Ronaldo Castro - 62 9 9 6 0 8-5 6 9 5
Converse conosco pelo Whatsapp!