Na manhã desta quinta-feira, 17, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), fez a entrega de mais de 60 carteiras nacionais do artesão para lideranças do povo Krahô dos municípios de Itacajá e Goiatins. Os três representantes receberam os documentos em nome de outros artesãos de suas comunidades. Estiveram presentes Roberto Krahô, cacique e conselheiro de Educação Escolar Indígena, Francisco Hyjnõ Krahô, coordenador de Meio Ambiente Indígena, Maria José Cape, presidente da Associação Curtà Kô e Lorayne Ferreira, servidora da Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), que na ocasião representou o diretor de Proteção aos Indígenas do Tocantins, Paulo Xerente. A entrega das carteiras foi feita pela superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura, Kátia Maia Flores.
De acordo com Roberto Krahô, na aldeia Manoel Alves Pequeno município de Itacajá, onde é cacique, vivem em torno de 430 pessoas, das quais cerca de 50% trabalham com artesanato. “Eu trabalho com madeira e faço objetos como lanças. Meu pai era artesão profissional, fazia de tudo com madeira e eu aprendi com ele. O artesanato ajuda a fortalecer a nossa cultura”, disse.
Na ocasião, o cacique reforçou a importância de passar a produção do artesanato adiante, ensinando suas técnicas para futuras gerações como uma forma de manter e fortalecer a cultura do povo, que também enfrenta os desafios da modernidade, especialmente a juventude com o advento das novas tecnologias. “Por envolvimento na cultura não-indígena, muitas vezes eles não querem se envolver na nossa. Não por falta de incentivo ou por falta da beleza, mas o celular também é muito bom, então às vezes eles acabam esquecendo de fazer suas atividades. Nós queremos ensinar as crianças sobre a origem da nossa cultura. Ensinar a cortar o cabelo, furar a orelha, fazer as pinturas... Tudo o que simboliza o povo Krahô. Essa identidade pode ter enfraquecido, mas a vela ainda está acesa”, explica.
Ao realizar a entrega das carteiras, a superintendente Kátia Maia Flores reforçou a importância do documento em garantir a participação de artesãos em oportunidades oferecidas pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). “Esse trabalho do artesanato é muito importante para a secretaria. Vocês reforçam a ideia de que o artesanato é mais que um fazer cultural, é um fazer que gera renda, trabalho, qualidade de vida, autonomia e dignidade. A carteira do artesão, simbolicamente, traduz tudo isso”, disse.
Com a entrega, Maria José Cape também comentou a necessidade do documento. “Hoje nós viemos receber a carteira, que é muito importante para mim e para o meu povo, para as mulheres artesãs", disse ao ressaltar a importância de aproveitar a abundância das matérias-primas naturais, presentes em sua aldeia.
Carteira do Artesão
A Carteira Nacional do Artesão é a identificação do artesão, prevista na Lei nº 13.180, de 22 de outubro de 2015, válida em todo o território nacional, com validade de seis anos. O documento é oferecido pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e permite aos artesãos cadastrados a participação em eventos, feiras, oficinas, cursos, entre outras oportunidades oferecidas pelo PAB.
Essas emissões colaboram para a regularização e o desenvolvimento da atividade manual, além de permitir que novos profissionais sejam descobertos. Os artesãos também podem fazer o cadastro on-line, no Portal do Artesanato Brasileiro, através do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), mecanismo com o propósito de prover informações necessárias à implantação de políticas públicas e ao planejamento de ações de fomento para o setor.