noticias Seja bem vindo ao nosso site Rádio Rir Brasil - Itapuranga-Goias : Direção: Ronaldo Castro - 62 9 9 6 0 8-5 6 9 5 !

Brasil

24 de maio: Dia Nacional do Café

Publicada em 24/05/23 às 09:11h - 35 visualizações

Rádio Rir Brasil - Itapuranga-Goias : Direção: Ronaldo Castro - 62 9 9 6 0 8-5 6 9 5


Compartilhe
Compartilhar a noticia 24 de maio: Dia Nacional do Café  Compartilhar a noticia 24 de maio: Dia Nacional do Café  Compartilhar a noticia 24 de maio: Dia Nacional do Café

Link da Notícia:

24 de maio: Dia Nacional do Café
ESPAÇO CULTURAL DE EMILIA EIKO FOMENTANDO CULTURA DESDE 2010  (Foto: Rádio Rir Brasil - Itapuranga-Goias : Direção: Ronaldo Castro - 62 9 9 6 0 8-5 6 9 5 )

24 de Maio – Dia Nacional do Café

24 de maio é o Dia Nacional do Café, lembrado em inúmeras campanhas e ações promocionais regionalizadas em todo o Brasil. Incorporada desde 2005 no calendário oficial de eventos, a data serve para chamar a atenção dos consumidores para a importância de uma das bebidas mais apreciadas no mundo. No Brasil é paixão nacional, já que o café é a bebida que congrega e anima 95% dos brasileiros acima de 15 anos.

A entrada do café no Brasil aconteceu em 1727, pelo oficial português Francisco de Mello Palheta. Ele foi enviado à Guiana Francesa pelo governador do Pará, João da Maia da Gama, para resolver problemas de fronteira, mas também para trazer sementes do fruto que tinha grande valor comercial. Assim, mudas e sementes de café foram plantadas no Pará e dali, espalhou-se o cultivo para outros Estados, como Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais (ainda hoje onde há uma das principais culturas) e São Paulo, que no final do século XIX e início do século XX, ficou conhecida como a “capital do café”.

Com o declínio das reservas de ouro em Minas Gerais e das crises internacionais do mercado de açúcar, vivemos o ciclo econômico do café no Brasil. O produto passou a ter influência também na política do país, com a alternância de poder entre São Paulo e Minas Gerais (notabilizada pela criação de gado leiteiro), que ficou conhecida como “política do café-com-leite”.

Até os escravos ajudaram a fazer a história do café no Brasil porque foram os primeiros a trabalhar nas grandes lavouras do Rio, Minas e parte do Estado de São Paulo. Mas a expansão do cultivo coincidiu com a época da abolição, o que causou preocupações nos fazendeiros de café. Em troca do apoio à campanha abolicionista, eles exigiram o incentivo do governo à vinda de imigrantes europeus para o país para trabalhar na lavoura, como alemães e italianos.

Hoje, o café é produzido no país principalmente nas cidades de Espírito Santo do Pinhal, Franca e Garça (SP), Guaxupé e Patrocínio (MG), Barreiras (BA), Jaguaré e São Gabriel da Palha (ES), Londrina (PR) e Vilhena (RO).

Fonte: Peabirus / Cafeicultura

cafe-dia




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 62 996O8 5695

Copyright (c) 2024 - Rádio Rir Brasil - Itapuranga-Goias : Direção: Ronaldo Castro - 62 9 9 6 0 8-5 6 9 5
Converse conosco pelo Whatsapp!