Jovens de 12 a 17 anos do Colégio Marista participaram do evento organizado por estudantes do ensino médio para debater o tema em homenagem ao mês das mulheres
Dados do boletim “Elas vivem: dados que não se calam”, da Rede de Observatórios da Segurança apontam que, em 2022, uma mulher foi vítima de violência a cada quatro horas no país. A pesquisa aconteceu em sete estados brasileiros: Bahia, Ceará, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão e Piauí.
Apesar de não cobrir todo o território nacional, a pesquisa traz uma triste realidade, que não pode ser ignorada. Pensando nisso, os estudantes do Colégio Marista de Goiânia organizaram a Roda de Conversa com o tema: Violência contra a mulher: do fato ao ato, que aconteceu no dia 6 de março.
Dividido em três rodadas, o evento cobriu os tipos de violência e feminicídio, legislação e também trouxe casos reais com convidadas especialmente selecionadas. Dra.Flávia Leite, vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada, Dra. Néli Carita, vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Dra. Silvana Nunes Ferreira, Delegada Regional da Polícia Civil e a Capitã PM Márcia Elizabeth Soares Mendes Testa e Sargento PM Catiane Dias Arruda do Batalhão Maria da Penha.
O evento foi uma iniciativa dos estudantes do ensino médio, no itinerário formativo da área de linguagens. Eles estudam os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, agenda 2030. Um dos objetivos é a desigualdade de gênero, onde uma das metas é a problemática da violência contra a mulher.
De acordo com a professora do Hub de Linguagens do Colégio Marista, Janaína Romão, o objetivo do evento foi a reflexão e conscientização sobre casos de violência contra a mulher.
“O interesse no tema e a iniciativa de organizar o evento já são ações muito valiosas para esses jovens. É fácil achar que violência física e psicológica só acontecem longe de nós, mas é preciso conscientização e debate constantes para melhorar a situação”, pondera.
Sobre os Colégios Maristas:
Os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 21 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.