Perder um número de celular pré-pago por falta de recarga é até que fácil, mas ter que conseguir um novo número de celular não é algo que as pessoas gostem de fazer sempre; entretanto, há meios de evitar isso. A seguir, saiba quanto tempo você pode ficar sem crédito no celular para não ter seu número cancelado por falta de recarga.
Tanto no pré-pago quanto no pós-pago, uma linha cancelada em definitivo não pode ser recuperada; o número do celular é liberado para uso por outro usuário.
Entretanto, é possível evitar o cancelamento.
Normalmente, um cliente perde o número do seu celular por falta de pagamento. No caso de uma linha pré-paga, o cancelamento está atrelado à validade dos créditos.
Dependendo do plano e operadora, os créditos podem ser usados de 30 a até 180 dias e, passado esse tempo, eles são bloqueados até o cliente fazer uma nova recarga, que será somada aos créditos não usados.
No pré-pago, cada operadora trabalha com um determinado período de “tolerância” para que o cliente não perca a linha por falta de pagamento. Veja detalhes abaixo.
De acordo com a Vivo, para não ter seu número cancelado por falta de recarga, o usuário é notificado sobre o vencimento dos créditos e, caso ele não faça uma nova recarga após 30 dias, os serviços são bloqueados de forma parcial.
Neste cenário, o número fica limitado a ligações de emergência (190, 192), ligações para serviços da Vivo e recebimento de chamadas — menos a cobrar.
Passados mais 30 dias — 60 dias após a notificação — sem uma nova recarga, o número é bloqueado totalmente e permanece assim por mais 30 dias. Dessa forma, se o cliente não fizer uma nova recarga até lá, o número é devidamente cancelado.
A Vivo recomenda que o cliente coloque créditos antes que isso aconteça.
A operadora informa que após 180 dias sem colocar créditos, o número do celular cancelado; ele será liberado para outro cliente após mais 90 dias, mas a partir daqui, não há como recuperá-lo.
A recomendação oficial que a Claro dá a seus clientes é de que evitem ficar sem colocar créditos por longos períodos, de modo a não perder o número; uma vez cancelado, o processo não pode ser revertido.
Na TIM, o bloqueio parcial limita o número apenas a receber chamadas (menos a cobrar), acesso à internet, ligações para serviços da TIM e números de emergência, por 30 dias. Passado esse período sem nova recarga, o número é bloqueado totalmente.
Passados mais 30 dias — 90 dias após o vencimento dos créditos — sem recarga, o número é cancelado; a TIM também recomenda que o usuário coloque créditos antes do prazo limite.
Agora, se você teve seu celular roubado, é possível recuperar o número entrando em contato com a operadora em questão.
Você pode solicitar a recuperação de uma linha em casos de roubo, furto, perda, extravio, defeito, bloqueio de PUK, e troca de versão do chip (micro para nano SIM card, por exemplo). Contudo, é preciso pagar pelo chip novo.