Junto com o presidente Jair Bolsonaro (PL), no avião que decolou de Brasília para os Estados Unidos nesta sexta-feira (30), também estavam a primeira-dama Michelle Bolsonaro e o ajudante de ordens e braço-direito do presidente, Mauro Cesar Barbosa Cid. A informação foi confirmada ao TEMPO por um assessor militar próximo de Bolsonaro.
Além deles, outros servidores responsáveis pela segurança presidencial e assessores pessoais também embarcaram no voo que decolou da Base Aérea da capital federal às 14h02 desta sexta.
A caminho da Flórida, a aeronave pousou às 17h05 em Boa Vista para uma parada técnica e um reabastecimento. Às 18h07 o voo foi retomado e deixou o espaço aéreo brasileiro. A expectativa é de que o avião chegue em Orlando no final da noite desta sexta-feira.
Assessores do presidente foram destacados para acompanhá-lo nos Estados Unidos por pelo menos 30 dias, de acordo com despacho publicado nesta sexta-feira (30) no Diário Oficial da União (DOU). Aliados, porém, dizem que Bolsonaro pode ficar mais tempo por lá, estimando em um período sabático de até três meses. A Presidência não informou quanto tempo ele permanecerá no exterior.