Com a chegada da Copa do Mundo, roupas e acessórios com as cores da bandeira do país voltaram a estar em alta. As vitrines já estão lotadas de peças nas cores verde, amarela e azul e a procura por esses produtos vem crescendo à medida que os jogos do Brasil se aproximam.
Esse movimento é chamado de ‘Brazilcore’, tendência que pretende valorizar o Brasil através da moda. Para entender melhor essa tendência, o G1 conversou com especialistas, que separaram também algumas dicas para você montar os seus looks para assistir e vibrar nos jogos do Brasil no torneio.
O primeiro jogo do Brasil está marcado para 24 de novembro, quando a seleção enfrenta a Sérvia. Em 28 de novembro, o Brasil joga contra a Suíça. Em 2 de dezembro, a seleção enfrenta Camarões.
Brazilcore, ou também conhecido como Brazil Aesthetic, é uma tendência de moda que tem como carro-chefe as cores da bandeira do país.
De acordo com a designer e produtora de moda, Fabrícia Karla Santos, a brazilcore iniciou nas redes sociais, através do tik tok, por meio de ‘trend’ e também por conta de famosos que passaram a usar, com mais frequência, roupas e acessórios nas cores verde, amarelo e azul.
A especialista explicou ainda que a tendência nasceu com o desafio de desvincular as cores da bandeira do país de movimentos políticos. A brazilcore pretende fazer, então, com que todos os brasileiros voltem a usar os símbolos nacionais, independente de suas preferências partidárias.
"A polêmica que gira em torno dessa tendência é porque as cores do Brasil, a camisa da seleção brasileira, ela foi utilizada em movimentos políticos. Então, algumas pessoas têm deixado de usar a camisa do Brasil, as cores do Brasil, porque não querem ser identificados como sendo pertencentes a tal partido. É uma das coisas que essa tendência quer trazer, ela fazer com que as cores do Brasil, a própria camisa da seleção, não sejam usadas em movimentos políticos e que todo mundo passe a usar as cores do país com orgulho, como símbolo do país, e não como algo ligado à política", comentou Fabrícia Santos.
Segundo a designer e produtora de moda Lis Herbelle, nesta copa, a moda se reinventou e as roupas que estão em alta são aqueles que fogem do óbvio a partir de composições de uma única cor.
Ou com combinações de cores que seguem a tendência brazilcore, mas que deixam o look mais chique, mais bem trabalhado.
Quem acha que a camisa da seleção não está em alta, errou: ela continua sendo a peça queridinha. A produtora de moda Lis Herbelle explicou que o mercado voltado somente para esta camisa segue aquecido.
"A camisa da seleção ainda segue muito forte, nós temos um mercado de moda voltado, justamente, para essa época de Copa, então muitas lojas seguem fazendo réplicas dessas blusas, elas são vendidas por um preço mais elevado, então, existe mercado nesse período da copa como existe em outros períodos do ano, a moda é muito sazonal", disse.
A designer de moda Fabrícia Karla Santos destacou que, neste ano, como o objetivo é sair do óbvio, a camisa da seleção será usada das mais diversas formas: de cropped até blusão.
"Tem se visto muito as camisas do Brasil como cropped, regata. Então, está na moda não só a camisa da seleção de forma padrão, mas ela mais curta, mais comprida, mais folgada", finalizou.